Localizada no recôncavo baiano, Santo Amaro da Purificação se tornou a cidade com a maior contaminação de chumbo do mundo. Assim, isso se deve a má destinação dos resíduos sólidos produzidos pela mineradora COBRAC. A empresa operou por 33 anos e gerou cerca de 900 mil toneladas de chumbo, esse material é tóxico e não teve uma destinação correta. Ele foi distribuído à população de Santo Amaro da Purificação, que chegou a ter 18 mil pessoas contaminadas pelo chumbo, sem aviso prévio de que aquilo poderia causar graves problemas de saúde.
Além disso, grande parte da cidade foi asfaltada com o resíduo produzido pela empresa. Graças a isso, o solo da cidade nordestina foi gravemente contaminado pelo chumbo. Isso, tornou o mau gerenciamento dos resíduos não só um problema de saúde pública, mas também ambiental.
Dessa forma, com a má destinação dos resíduos sólidos a empresa foi fechada em 1993. Além disso, a COBRAC foi sentenciada a pagar, como indenização, 10% do faturamento bruto da empresa entre 1989 e 1993.
Por isso, é importante que haja um bom gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos pelas empresas. Assim, em 2010 foi institucionalizada a LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 que garante a gestão integrada de resíduos sólidos corretamente. Criando assim, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei tem como objetivo evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
Portanto, algumas medidas que podem ser tomadas para que haja uma destinação final ambientalmente correta dos resíduos são:
- Reutilização
A reutilização de resíduos sólidos tem como intuito aumentar a vida útil de determinado material sem que esse perca a sua qualidade.
- Reciclagem
A reciclagem dos resíduos sólidos ocorre quando há alteração na composição química do material. Assim, ele é novamente introduzido ao mercado.
- Outras formas
Na maioria dos casos as empresas precisam de uma forma específica para conseguirem destinar corretamente seus resíduos. Assim, é necessário o aprofundamento e a elaboração de boas formas de gerenciamento de resíduos sólidos.
Para esse fim, a EJEAmb fornece o treinamento de gerenciamento de resíduos sólidos. Esse tem como fim, a apresentação de formas sustentáveis de como gerenciar os resíduos sólidos adequadamente. Para mais informações clique aqui.
Portanto, existe a necessidade de resíduos sólidos serem descartados corretamente. Não só por conta de ser algo cobrado pela lei, mas também por uma questão ambiental e de saúde pública. É importante que todos os resíduos produzidos sejam descartados corretamente.