Segundo a Organização das Nações Unidas, a floresta pode ser definida como uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%.
Tais áreas estão cada vez mais ameaçadas pela ação antrópica na atualidade, fechamos junho com um crescimento de 88% no desmatamento da Amazônia em relação ao ano passado e dia a dia se tona mais difícil proteger florestas no Brasil.
No dia 17 de julho comemora-se o dia da proteção a florestas, tal fato nos lembra da responsabilidade que temos não só em preservar e proteger, mas também fiscalizar juntamente com os órgãos governamentais os mais preciosos bens que a natureza deu ao nosso país.
O Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil foi criado em Houston no ano de 1990 a partir de uma reunião do G7 com o intuito de combinar ações governamentais e sociedade civil em prol da conservação das florestas amazônica e atlântica em território tupiniquim.
Juntamente a isso a EJEAmb oferece o serviço educação ambiental em seu portifólio e tenta, por meio de projetos de alto impacto, cumprir a parte do Programa que diz respeito a sociedade civil.