Na segunda-feira, dia 29 de julho, a Terra atingiu seu limite de recursos naturais restituíveis naturalmente, ou seja, a partir de agora, tudo o que for usado não poderá ser reposto.
A grande problemática é que este fatídico dia é atingido mais cedo a cada ano e para sustentar tal padrão de consumo, seria necessário 1.75 planeta terra.
Em 2016 o Global Footprint Network realizou um levantamento para entender e contabilizar a quantidade de recursos demandados por diferentes países. Desse levantamento dados alarmantes foram expostos, como o padrão de consumo da Austrália, que para ser sustentado, precisaria de 5.4 planetas Terras.
Já no Brasil a situação é um pouco melhor, aqui para a manutenção do padrão de vida, seria necessário 1.8 planeta terra para a manutenção do padrão de consumo. Todavia ainda sim é bom lembrar que temos 1 planeta a disposição.
A mudança do padrão de consumo atual é necessária, entretanto existem alternativas para remediar o impacto disso na sociedade. Uma maneira simples de reduzir a extração de recursos e ainda sim manter um padrão aceitável é a reutilização de tudo aquilo que se pode reutilizar.
A EJEAmb disponibiliza serviços, como o Sistema de Captação de Água da chuva, que auxiliam a reutilização desses recursos essenciais para a manutenção da vida. Vale lembrar que nós não iremos acabar com o planeta, mas sim acabaremos conosco.