EJEAmb – Consultoria Ambiental

Agricultura familiar: benefícios, estímulos e desafios a se superar.

O que é agricultura familiar?

A agricultura familiar é aquela modalidade de agricultura praticada e dirigida por uma família. A produção e o cultivo dos alimentos acontecem dentro de suas propriedades, e é destinado para a própria família, como também para o mercado interno do país, gerando renda. Esse modelo de produção entra em contraste com as grandes produções de monoculturas do agronegócio, que cultivam apenas um único gênero alimentar, majoritariamente sendo milho ou soja, destinado à exportação e alimentação de animais para pecuária.

Esse setor representa cerca de 84% dos empreendimentos rurais brasileiros. Os estudos atuais indicam que pouco mais de 70% dos alimentos das mesas dos brasileiros provêm da agricultura familiar. Nas escolas, 30% dos alimentos usados nas merendas vêm desta modalidade de agricultura, e isso tem um grande papel no desenvolvimento sustentável e no impulsionamento da economia local.

Quais os benefícios e estímulos da agricultura familiar?

Em meio a diversos escândalos de crimes ambientais em torno do planeta, cada vez mais vem aumentando a preocupação por parte da população sobre o meio ambiente e a agricultura familiar se mostra como um grande fator de desenvolvimento sustentável. Esse estilo de plantação, completamente em contraponto da monocultura, diversifica bastante os alimentos que cultiva. Isso ajuda no controle de doenças e pragas, repõe matéria orgânica e nutrientes essenciais ao sol, protege o solo de ações climáticas, aumento da produtividade, entre outros. Agricultura familiar também representa o uso consciente do solo e dos demais recursos naturais, além de preservar o patrimônio genético das culturas. Do ponto de vista econômico, acaba estimulando o mercado interno que está inserido, contribuindo para o crescimento do país com geração de emprego e combatendo o êxodo rural. Os agricultores não ficam desamparados quando se trata de estímulos para o auxiliar nos seus trabalhos rurais. Um dos principais benefícios oferecido é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que gera um crédito para que o agricultor tenha insumos, adubo, sementes, ração e o que mais for necessário para desenvolver sua atividade.  Os agricultores podem também contar com o Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), que protege os agricultores contra perdas causadas por efeitos climáticos, como pragas, chuvas e desastres naturais. Aqueles que produzem alimentos que compõem a cesta básica, acabam pagando taxas mais baixas também, entre outros benefícios.

Quais são os desafios a se superar da agricultura familiar?

Os benefícios são claros para a agricultura familiar, mas existem obstáculos e desafios que precisam ser ultrapassados para que essa prática possua mais força. Os pequenos produtores do país têm acesso a apenas 14% de todo financiamento disponível para agricultura e se concentram em apenas 23% das terras agriculturáveis no país. A distribuição de terra pelo mundo é desigual, com poucas pessoas ou empresas concentrando grandes extensões de terra. No Brasil, 63 milhões de hectares de terra são destinados a agropecuária, com o agronegócio ocupando cerca de 61,6 milhões de hectares. A predominância do agronegócio favorece e atrai grandes investimentos para o país, aumentando a busca e o valor da terra. Isso infelizmente coloca os pequenos agricultores em posição de choque de interesses com grandes indústrias agrícolas que possuem milhares de hectares para produção.

A busca pelos rios de dinheiro por parte de grandes empresas privadas acaba sendo extremamente contraditória às necessidades da população, da fauna e flora. Vale ressaltar que não é o agronegócio que produz alimentos para o brasileiro. Os produtos dessa indústria, normalmente, não se destinam a alimentação de seres humanos, mas sim à produção de ração para animais, combustíveis e outros produtos para indústria.

Fontes:

https://www.politize.com.br/agricultura-familiar/

https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/agricultura-familiar-no-brasil-desafios-e-beneficios/

https://diplomatique.org.br/especial/agrotoxicos-vs-organicos/

https://www.embrapa.br/tema-agricultura-familiar/sobre-o-tema

https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/106003/1/seatexto09.pdf

Abrir bate-papo
1
Peça seu orçamento!
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?