EJEAmb – Consultoria Ambiental

As chamas que destroem o Pantanal

 O bioma Pantanal, a maior planície alagável do mundo, caracteriza-se como o menor bioma encontrado no Brasil, ocupando apenas 1,76% do território nacional. Mesmo apresentando uma área menor que os outros biomas brasileiros, possui fauna e flora extremamente ricas, sendo inclusive considerado, pela UNESCO, Patrimônio Natural Mundial!

 Sua área ocupa desde o sul do Mato Grosso até o noroeste do Mato Grosso do Sul, além de também ocupar uma parte do Paraguai e da Bolívia. A planície cercada por chapadas, serras e maciços, tem a água como o principal elemento caracterizador do bioma, pois toda sua estrutura de vida é definida pelas enchentes dos meses chuvosos.

 Parece irônico que a maior área úmida continental da Terra esteja sofrendo com queimadas, mas a verdade é que uma série de fatores antrópicos, direta e indiretamente, estão influenciando nessa catástrofe ambiental.

Tuiuiús, símbolo do Pantanal. Foto: https://ecoa.org.br/conservacao-estudo-aponta-areas-prioritarias/
Anta fugindo do fogo. Foto: Corpo de Bombeiros (CBMMT/ EFE)

A dinâmica da água

O Pantanal se encontra na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. As enchentes ocorrem com o período de chuvas, que aumenta o volume do Rio Paraguai. A água vai escoando e inundando a planície do bioma até encontrar o Rio Paraná, depois o Rio da Prata, e por fim desagua no Oceano Atlântico.

 Essencial para a manutenção desse ciclo hidrológico, está o bioma Amazônia. O processo de evapotranspiração das florestas gera uma enorme nuvem de umidade, conhecida pelo nome de rios voadores, os quais são conduzidos pelos ventos alísios. Por não conseguirem ultrapassar a Cordilheira dos Andes, voltam para o Brasil e levam chuva para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 O Pantanal é muito sensível às mudanças que sofrem os biomas que o cercam. Por exemplo, muitos rios do Cerrado chegam ao Pantanal. Se o Cerrado sofre com desmatamento e tem seu volume de águas reduzido, o Pantanal poderá sofrer com o processo de assoreamento

 Seu clima se caracteriza por verão chuvoso e inverno seco. Nesse ano de 2020, as condições não foram favoráveis, já que o período chuvoso durou menos tempo e teve menor volume de água. Juntamente, em descompensação, o período de seca tende a ser ainda mais seco e longo. O temor é que esse seja o “novo normal” devido às mudanças climáticas.

  O avanço do fogo

 A bióloga Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul, disse: “[…] A vegetação seca vira uma pólvora. […] Só vai acabar quando queimar tudo ou quando chover.” A falta de umidade facilita a propagação do fogo, mas de onde vem a primeira chama que leva tudo o que está a sua volta embora?

Os especialistas dizem que a principal fonte dos focos de incêndio vem do homem, já que focos por descargas elétricas não são uma possibilidade se não existem nuvens de chuva no céu.

 Ocorre que no Pantanal, assim como em outros biomas, exemplo da Amazônia e do Cerrado, o fogo está ligado à expansão do desmatamento para fins agropecuários. Fato esse que coloca os biomas em xeque, pois de um jeito ou de outro acabarão perdendo suas áreas e toda vida que lá habita caso esse problema não seja levado a sério.

  Desmatamento

 O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estima que 16,5% do Pantanal tenha sido desmatado. De acordo com um levantamento, a parte do bioma que está no Mato Grosso do Sul pode ter sofrido um desmatamento de até 40% de sua área de forma ilegal. Boa parte das terras desmatadas estão sendo utilizadas pela pecuária extensiva.

Infográfico: Mapbiomas.org

 O https://mapbiomas.org/ estuda as transformações do território brasileiro por meio do mapeamento anual, é uma iniciativa que envolve diversas instituições como universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

   Combate às mudanças climáticas

 Quando o assunto é retenção de carbono, muitos pensam somente na Amazônia, por ter uma grande e densa floresta. Porém, pesquisas estão tentando provar a importância das áreas alagadas (3% do território mundial) e suas plantas aquáticas para essa questão.

 Pantanal, no Brasil e Turfeiras, no Hemisfério Norte, retêm grandes quantidades de matéria orgânica, reduzindo a quantidade de gases do efeito estufa que são liberados na atmosfera.

  Valorização do Patrimônio

O Brasil é um país privilegiado em relação à sua biodiversidade, tanto em flora quanto em fauna, sem contar sua abundância em água. Cada bioma e cada paisagem são únicos. Infelizmente, esses pontos são deixados de lado e outros setores acabam falando mais alto.

 Muitas leis de Conservação Ambiental não são cumpridas e inclusive reservas ambientais acabam sendo vítimas de atividades com alto impacto ambiental.

 Alguns prejuízos causados ao meio ambiente serão irreversíveis se mudanças de atitude por parte da sociedade, governos e empresas não forem tomadas.

Abrir bate-papo
1
Peça seu orçamento!
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?