Entre os anos de 2014 e 2016 o Estado de São Paulo enfrentou uma grave crise hídrica que afetou a vida da população, mas também foi o fator que propiciou a origem de soluções fáceis para enfrentar tal problemática. Uma das ideias que fez sucesso e continua sendo utilizada são as cisternas, muito recomendada para quem procura ter um consumo mais consciente, trazendo tanto benefícios ao meio ambiente quanto ao nosso bolso, como mostra a ilustração abaixo:
A redução da conta de água é bem grande, pois com a captação o consumo de água potável diminui muito, visto que água da cisterna é usada para muitos fins (lavar carros, jardinagem, limpar o quintal etc.)
Muitas pessoas, conseguem reduzir até pela metade os gastos com água, porque além da cisterna adotam hábitos para a reutilização de água, como já explicamos nesse artigo.
Vale salientar, que o gasto para construir uma cisterna é insignificante quando comparado com a economia trazida, pois em média, uma cisterna de 200 Litros custa R$ 300,00.
Além dos benefícios já mencionados, ao colocar uma cisterna em seu lar você colabora com vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Esse período do ano é de chuvas constantes, sendo assim uma época ótima para aplicar essa ideia na sua casa! Não deixe essa oportunidade de lado!