O carnaval já passou, mas o lixo que ficou vai durar muito tempo. Segundo a prefeitura de São Paulo o resíduo gerado no carnaval da capital ultrapassa 420 toneladas, além do gasto para limpar a cidade, nem todo lixo é recolhido e a maior parte acaba indo parar em locais inadequados, entupindo bueiros e poluindo rios.
Constata-se que a maior parte do lixo é constituída por latinhas de alumínio, copos e garrafas plásticas e papel (dos confetes e serpentinas), ou seja, resíduos de uso único.
Outro detrito que começou a chamar atenção das pessoas é o glitter, que é um micro plástico, produzido a partir de placas de PET ou PVC, metalizadas com camadas de alumínio e tingidas. Por conta do tamanho o glitter não consegue ser detido no sistema de tratamento de esgoto e acaba indo parar nos rios e mares, onde é ingerido e atrapalha o crescimento da fauna marinha, principalmente porque atinge o plâncton e zooplâncton, que são a base da cadeia alimentar oceânica.
Por isso conta disso, é preciso repensar alguns atos, aqui temos algumas dicas de como ser sustentável no carnaval:
-Tenha um copo/garrafa reutilizável em mãos
-Evite o excesso de confete
-Coopere jogando seu resíduo no lixo
-Bioglitter
Concluímos que existem maneiras mais sustentáveis de curtir o carnaval, só depende de você repensar seus atos e colaborar com o planeta.