EJEAmb – Consultoria Ambiental

Dengue: a prevenção é a maior arma

Os casos de dengue no Brasil, vem aumentando, só este ano já foram mais de 230.000 casos confirmados. Esta é uma doença viral (com 4 tipos de vírus diferentes!) e a forma de transmissão mais comum é pela picada do mosquito Aedes aegypti.

A doença pode ser assintomática, mas normalmente causa febre alta (39º a 40º), dores fortes de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza, coceira na pele e náuseas. A forma mais grave da doença, inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, podendo levar à morte. Portanto, na presença de algum desses sintomas é importante procurar um médico.

Todavia o vilão da história não é o mosquito, mas sim o lixo acumulado que serve como criadouro de larvas do Aedes aegypti. O mesmo não é apenas responsável pela transmissão apenas da dengue, mas também pode causar males como zika e chikungunha.

É de extrema importância reduzir ao máximo os criadouros do vetor e para isso faz-se necessário a remoção de água estagnada, a destruição de pneus velhos e latas destampadas.

Junto a isso, a EJEamb apresenta soluções assertivas para esse tipo de necessidade, o PGRS é responsável por gerenciar resíduos sólidos em eventos, residências e estabelecimentos. Quando bem aplicado, o próprio é capaz de erradicar possíveis causadores de problemas como vetores de doenças ou insetos peçonhentos.

Outra solução proposta pela EJEAmb é a educação ambiental, a mesma tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes da importância que o ambiente exerce sobre os indivíduos, dessa forma cria-se responsabilidade sobre o que é gerado de resíduo e como realizar tal descarte corretamente. O resultado disso é um controle mais individual de criadouros, culminando na diminuição dos casos de dengue.

Abrir bate-papo
1
Peça seu orçamento!
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?