EJEAmb – Consultoria Ambiental

Economia de Água: maneiras simples de evitar desperdícios

Economize água fechando as torneiras e realizando reparos para garantir que não ocorra vazamento.

Você já parou para pensar quantos litros  de água e quantos reais você economizaria se pudesse armazenar toda a água possivelmente “perdida”? Disso estamos falando de toda aquela água utilizada para enxaguar o carro, aquela que sai da máquina de lavar e até a da chuva. Economia de água pode frequentemente ser a solução para levarmos uma vida mais sustentável ambiental e financeiramente falando. Às vezes nos esquecemos que a água, quando desperdiçada não pode ser mais aproveitada, pois uma vez que houve perda, não há possibilidade de recuperação. Esta situação provoca muitos gastos, em vários sentidos como por exemplo, gastos indevido de um bem tão precioso, gasto de energia envolvendo o tratamento de um volume de água que foi contaminado sem ter sido utilizado, além do gasto financeiro desnecessário, uma vez que você estaria pagando por uma água que não foi consumida.

 

  Já pensou se possuíssemos uma cota mensal de quantidade de recurso hídrico liberada para uso? Todos seríamos obrigados a racionalizar o consumo deste, afinal, é fácil se imaginar 30 dias sem seu celular ou internet, apesar de serem fundamentais nos dias atuais, não são imprescindíveis. Agora, você já se imaginou apenas 7 dias sem água? Se pararmos para analisar, isso nos parece impossível, afinal, a utilizamos basicamente para tudo, desde consumo até produção de bens materiais. Contudo, a maior parte da população não nota o quão a água é primordial para a vida e que, desta forma, é necessário que trabalhemos para mitigar ou ao menos minimizar possíveis desperdícios, devido ao fato de que a água potável é um recurso finito e requer cuidados quando manuseada. Devido a isso, listamos abaixo algumas dicas de como economizá-la.

Maneiras simples de gerar economia

Atentar-se aos canos danificados, às torneiras que apresentem vazamento e fechar as que não estão sendo utilizadas é fundamental para a economia.

1- Fechar as torneiras durante processos que não necessitem diretamente do uso de água (Escovar os dentes; fazer a barba; esfregar a louça; ensaboar as mãos; lavar o corpo e o cabelo durante o banho etc.).

2- Reparo de canos, torneiras, chuveiros e outros que apresentem vazamento.

3- Efetuar a lavagem de roupas somente quando a máquina estiver sua capacidade máxima.

4- Optar por períodos da manhã e da noite para regar as plantas do jardim, pois evita a evapotranspiração.

 

Optar pela lavagem de vegetais em bacias é uma medida simples que ajuda a economizar grande quantidade de água.

5- Evitar uso de água corrente para limpeza de frutas e verduras: É recomendado que se utilize uma bacia contendo água e uma escovinha para a realização do processo.

6- Reutilizar água da chuva, para isso há empresas que aplicam sistemas de captação de água provinda da precipitação, o que gera economia nas contas. Conheça aqui como funciona.

7- Praticar consumo consciente, evitando desperdício de alimento e o consumismo, pois todo processo de produção requer grande quantidade de recursos hídricos, a chamada água virtual.

 

 

  Viu como é fácil preservar este recurso tão fundamental e ainda economizar nas contas do fim do mês através de atitudes simples e que não demandam muito esforço? Basta seguir algumas dessas dicas e você colabora para a conservação deste recurso indispensável.

 

Abrir bate-papo
1
Peça seu orçamento!
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?