Erosão é o fenômeno de desgaste (físico e químico), deslocamento e sedimentação do solo, subsolo e rochas devido à alguns agentes, tais como seres vivos, o vento e a água.
No Brasil, ocorrem muitos casos de erosão, principalmente na região nordeste, por conta da ocupação inadequada do solo (como obras executadas no litoral nordestino), da mineralogia, agricultura e fatores naturais.
Existem diversos tipos de erosão, e o mais impactante é relacionado à ação antropogênica ou antrópica, causado por diversos fatores. São eles:
- Manejo inadequado das águas pluviais
Nos últimos anos com o crescimento urbano houve o aumento da pavimentação nas cidades. Isso é positivo em relação à qualidade de vida nos municípios, no entanto, devido à essas construções serem realizadas na maioria das vezes em áreas impermeabilizadas, ou seja, onde a água não infiltra na crosta, aumentando o escoamento superficial.
- Manejo inapropriado de áreas suscetíveis à erosão
Em certos casos, como obras de drenagem urbana, quando mal planejadas podem originar erosões de grande porte, como houve em 1995 na Rodovia SP-191
- Destinação incorreta de resíduos sólidos
Por conta da falta de planejamento urbano o lixo acaba tendo destino incorreto, como por exemplo, em voçorocas, que são locais que já sofrem com a erosão, e devido à essa deposição incorreta, aumenta a degradação da área.
- Falta de planejamento nas atividades agropecuárias
Muitos produtores desse segmento não se atentam ao cuidado do solo, produzindo por longos períodos, sem dar descanso à superfície, como a falta de rotação de cultura e o pisoteamento do solo. Assim, o solo fica mais compactado e suscetível à erosão.
- Mineralogia
Para a realização de atividade mineralógicas, muitas vezes, ocorre a retirada da vegetação e a consequente alteração da superfície topográfica, alavancando a perda do solo.
- Desmatamento
Regiões florestais normalmente são responsáveis por proteger o solo, pois produz matéria orgânica e contribui para a percolação da água, reduzindo os riscos de processos erosivos. Infelizmente, há muitos casos desmatamento acelerado dessas áreas.
É possível concluir que as atividades humanas podem alavancar exponencialmente tal impacto ambiental de diversas formas. Exaltando a necessidade de cuidar desse recurso natural tão importante para nós.
Para mitigar esse problema existem várias formas simples e objetivas, que podem ser aplicadas pelo próprio dono da área que sofre com a erosão ou por empresas especializadas.
Um comentário
Gostei turma só um detalhe o item 5 seria Mineração e não mineralogia. Mineralogia é o ramo da Geologia que estuda as estruturas e composições dos minerais, não é referente ao processo de retirada de minério.
Abraços
Comentários estão fechados.