EJEAmb – Consultoria Ambiental

Gases de efeito estufa: consequências e como mitiga-los

  Você com certeza já ouviu falar dos gases de efeito estufa (GEE’s), mas sabe dos riscos que estes acarretam no seu dia-a-dia? Estes gases são assim conhecidos porque, ao incidir os raios solares na atmosfera, os GEE’s exercem sua propriedade de absorver uma parte dessa incidência e redistribuir em forma na forma de radiação na atmosfera, o que é responsável pela ocorrência de um fenômeno conhecido como efeito estufa. Este não é exatamente o “x” da questão, pois até aí é um processo natural do planeta e que deve ocorrer para a manutenção da vida terrestre, o problema, na verdade, está na intensificação acelerada deste efeito. Essa situação, que vem ocorrendo ultimamente, além de ser prejudicial à saúde respiratória, gera o aquecimento global.

Usinas e fábricas são grandes responsáveis pelas emissões de GEE’s

Dentre as consequências provocadas pelos gases de efeito estufa, é importante frisarmos que estas englobam, quanto ao temperatura média do planeta, situações alarmantes como derretimento das calotas polares, aumento do nível dos oceanos, degradação da camada de ozônio, chuvas ácidas etc. No quesito saúde, vale destacar o aumento de casos de bronquite, rinite, alergias, entre outras situações. Tais poluentes Atmosféricos, como o CO2, NH4, N2O, O3, CFC’s, CO, SO2, possuem diferentes focos de emissão, entretanto a maior parte é originado a partir da atividade humana, e isso vai desde alimentação até produções em larga escala.

O derretimento das geleiras é uma das consequências do aquecimento global.

   Tendo isso em mente, listamos algumas maneiras de contribuir para a contenção e mitigação das emissões de gases de efeito estufa aplicáveis no dia-a-dia:

 

 

 

 

 

Maneiras de conter e mitigar emissão de GEE’s:

1- Quando possível, optar por ir aos lugares a pé, de bicicleta, de carona ou via transporte público;

2- Optar por produtos locais, o que diminui a distância de transporte, comprar e descartar somente o necessário, reutilizar, reciclar e compostar sempre que possível;

3- Optar por eletrodomésticos com alta eficiência energética;

4- Priorizar ecobags e embalagens reutilizáveis na hora das compras;

5- Optar por chuveiros e fogões a gás

6- Em residências, se possível, optar por sistemas de armazenamento de água da chuva (conheça aqui) e utilizar energia solar;

7- Desligar as luzes e eletrodomésticos que não estão sendo utilizadas;

8- Por fim, listamos uma medida que foca na mitigação, ou seja depois que o GEE já foi emitido ainda é possível realizar uma espécie de compensação, contabilizando os gases que foram emitidos e assim propor um plantio de árvores para consumir todo o CO2 em suspensão, sendo esta medida voltada principalmente para caso de empresas, em que se torna difícil evitar que estas poluições ocorram. (Saiba melhor sobre isto aqui)

Os polos metropolitanos são grandes responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa.

Com isso, conseguimos entender melhor a dinâmica dos gases de efeitos estufa, e dessa forma, maneiras de evitar sua emissão e até mitigar. É claro que são necessárias também ações em grande escala como contenção do desmatamento, entretanto, há maneiras de aplicá-las em casa e no trabalho, como já listamos, basta nos atentarmos à essas dicas para conter e atenuar os impactos negativos destes poluentes no nosso cotidiano.

Abrir bate-papo
1
Peça seu orçamento!
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?