Nos últimos dias um ciclone bomba atingiu a região sul do Brasil causando danos econômicos e sociais, porém nem todo mundo entende exatamente esse “novo” tipo de desastre natural.
Antes de entender o ciclone bomba, é interessante entender o que é um ciclone e quais as diferenças entre ciclone, furacão e tufão.
Tempestades tropicais
As denominadas tempestades tropicais são perturbações atmosféricas onde a pressão de um ponto central é menor que nas demais regiões. A perturbação só ganha o status de tempestade tropical quando os ventos provenientes ultrapassam os 119 Km/h.
Diferentes nomenclaturas
Com o conceito definido acima fica mais simples explicar as diferenças entre os fenômenos, sendo elas apenas as origens de formação e suas respectivas épocas de maior ocorrência durante o ano. Os Furacões ocorrem no norte do oceano atlântico e no nordeste do pacifico e geralmente acontecem de junho a novembro. Já os tufões são formados no noroeste do pacifico e tendem aparecem entre maio e outubro. Fora de toas essas áreas o nome que se dá é ciclone e geralmente só existem de novembro a abril.
Ciclones bomba
Conceitualmente um ciclone bomba ocorre quando a pressão no interior do ciclone cai 24 hecto pascais em 24 horas ou menos. Em termos usuais, tal fato ocorre quando a pressão cai repentinamente sem que se possa agir, e como uma bomba, ele estoura causando danos por onde passa.
Para que possa ser mensurado e então avaliado os possessíveis danos, os ciclones são classificados em uma escala que vai de 1 a 5 e leva o nome de “escala de Saffir-Simpson” em homenagem aos seus criadores. No Brasil, apesar dos danos, o ciclone foi classificado como categoria 1.
Atualização da escala
Apesar de incluir 5 tipos diferentes de tempestades e seus respectivos danos, há hoje uma discussão sobre a atualização da escala de Saffir-Simpson. Cada vez mais, o limite da escala se torna eminente e a necessidade de adicionar o nível 6 vem à tona. Tal fato decorre das rápidas mudanças climáticas provenientes da ação destrutiva do ser humano ao meio-ambiente.
Aquecimento dos oceanos
Existe um consenso científico do qual indica que o principal motivo para o aumento da constância e força das tempestades tropicais provem do aquecimento recorde dos oceanos. Uma vez quente, as águas auxiliam a formação de ventos ciclônicos, também chamados de embriões de tempestades.
A EJEAmb
Nós da EJEAmb nos esforçamos ao máximo para conter e remediar as mudanças climáticas. Oferecemos serviços como o de planejamento e gerenciamento de resíduos sólidos e controle de erosão e acreditamos que esses possam contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.