Dia 11 de junho é o dia nacional do educador sanitário. Esta data foi criada com o intuito de valorizar os profissionais responsáveis por ensinar e conscientizar a população sobre hábitos de higiene adequados, a fim de manter a saúde das pessoas, dos animais e do meio em que vivem.
A preocupação com a saúde pública no país intensificou-se principalmente durante o processo de urbanização, que começou no início do século XX na década de 1930 e ocorreu com a ausência de um planejamento urbano adequado resultando na acentuação da problemática ambiental e, consequentemente, a da saúde.
Durante esse período, houve um aumento da poluição sonora, do ar e da água que ocasionou um agravamento da qualidade de vida urbana, gerando muitos problemas relacionados a saúde, sendo assim, ampliou a demanda por profissionais capacitados a divulgarem informações de práticas higiênicas preventivas para auxiliar no bem-estar da população, dessa forma, o educador sanitário ministra palestras, distribui panfletos e orienta sobre simples atos cotidianos que evitam futuras complicações na saúde.
Da mesma forma, visando a ligação entre as dimensões sociais e ambientais através da conscientização da população, a EJEAmb oferece o serviço de educação ambiental. Confira o nosso artigo sobre educação ambiental e consulte esse serviço para mais informações.