Desde a pré história os seres humanos apreciam se reunir por objetivos em comum, seja para celebrar alguma data, compartilhar conhecimentos, se entreter culturalmente em shows, teatros e festas em geral. Afinal isso proporciona experiências únicas e inesquecíveis. Porém como toda atividade humana, esses eventos também acabam trazendo consequências negativas para o meio ambiente de várias maneiras. E por concentrarem um grande número de pessoas, esses impactos tornam-se muito relevantes.
Dentre os problemas gerados durante essas festividades, destacam-se principalmente os efeitos negativos devido ao lixo gerado, ao uso de automóveis para se locomover e aos suprimentos usados na produção do evento.
Devido a esse grande impacto em várias vertentes, organizadores de eventos estão procurando formas de diminuir os prejuízos que essas ocasiões podem causar. Abaixo listamos algumas delas:
- Separação do lixo
Uma das formas de iniciar este processo é separando o lixo em orgânico e reciclável e, assim realizando sua destinação adequada seja para cooperativas de reciclagem, aterros sanitários, composteiras etc.
- Contabilização da emissão de gases do efeito estufa
Através de alguns dados captados durante o evento, como por exemplo, quanto de combustível foi queimado para chegar ao local, é possível contabilizar a quantidade de gases emitidos e assim gerar um plano de ação, como o plantio de árvores que seriam capazes de “consumir” este CO2 liberado para a atmosfera.
- Economia de energia
Utilizando conscientemente recursos energéticos e optando por iluminação natural, caso o evento ocorra durante o dia, ou por lâmpadas de led, que são mais econômicas.
- Investir em divulgação virtual
Ao invés de utilizar flyers, banners ou qualquer outra forma de divulgação física, o uso de mídias digitais torna-se mais viável, tanto porque são mais baratos, rápidos, chegam a um público maior, quanto porque são ambientalmente correto, por não gerarem resíduos.
- Ações socioambientais
Realizar atividades com viés sustentável que conscientizem as pessoas é outra ótima maneira de reduzir os impactos gerados, visto que isso pode modificar as atitudes das pessoas’’ durante e após o evento. Um exemplo de ação socioambiental é a distribuição de copos reutilizáveis que evitarão o uso de copos descartáveis, gerando menos lixo.
É POSSÍVEL TER UM EVENTO AMBIENTALMENTE CORRETO!
Assim, notamos que é possível realizar e participar de grandes ou pequenos eventos, independente do seu porte, sem causar grandes danos ao ambiente. Para se fazer isso, os próprios organizadores formulam ações em prol desse objetivo ou, o que é mais prático e comum, contratam empresas que realizam Gestão Ambiental de Eventos, garantido o êxito do evento e evitando malefícios para o meio ambiente local e global.