O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que caracteriza a tipologia e a quantidade cada tipo de resíduos e indica as maneiras ambientalmente corretas para o manejo, armazenamento, movimentação, tratamento, reciclagem e destinação final dos mesmos.
O PGRS garante muitos benefícios para as instituições que o aplicam. Suas principais vantagens são:
Redução de Custos: o plano de Resíduos Sólidos para empresas prevê metas de redução de resíduos e desperdícios, possibilitando menos gastos.
Organização: o PGRS determina a melhor localização para o armazenamento dos resíduos, meios de descarte e também formas para a coleta dos mesmos, contribuindo com a liberação de espaço e organização da empresa.
Reduz impacto ambiental: pois cada resíduo sólido está associado a um grau de toxidade ou tempo de degradação e, a redução da geração de resíduos sólidos, a correta segregação e destinação final dos mesmos contribui diretamente no controle e redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades humanas. Alguns dos impactos associados são: contaminação das águas superficiais e subterrâneas, poluição atmosférica, contaminação do solo, etc.
Marketing Verde: Ao praticar o PGRS a empresa aumenta sua credibilidade e aceitação do mercado, chamando a atenção de clientes, parceiros e fornecedores, pois contribui para a melhoria do meio ambiente e da comunidade como um todo.
Adequação as normas: como diz a Lei Federal nº 12305/201, o PGRS é obrigatório à varias organizações que são geradoras de resíduos. O cumprimento de tal lei pode trazer benefícios, como maior facilidade no acesso de crédito em banco. Por fim, seguir a legislação evita o pagamento de multas.
Portanto, o PGRS fornece saídas econômica e ambientalmente sustentáveis, trazendo benefícios para a organização e toda a sociedade. Tal ferramenta pode ser aplicada pela própria empresa, ou por terceiros, que oferecem esse serviço de maneira personalizada.