“A década fornecerá uma oportunidade única para que as nações trabalhem juntas para produzir uma ciência oceânica global necessária para apoiar o desenvolvimento sustentável do oceano que compartilhamos.” – ONU
Década dos Oceanos (2021-2030)
A Década dos oceanos ou Década da ciência oceânica faz parte de um projeto global que visa atingir grandes alcances em sustentabilidade através de operações baseadas em metas, sendo estas, definidas em documentos próprios para cultura marinha.
A Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS) com foco principal na erradicação da pobreza e fome mundial, saúde, e entre outros assuntos de importância ambiental, social e econômica. Um desses objetivos (ODS-14) aborda a vida na água como base para planos de “conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos.”
Para a efetivação dos objetivos, foi estruturada uma agenda que além de agrupá-los, atua como plano de ação e compromisso entre os países envolvidos (193 países incluindo o Brasil). A Agenda 2030 estimula intervenções sobre as pautas dos ODS, e propõe parcerias entre nações e instituições, prazos, e participações científicas em cada objetivo, promovendo assim a qualidade de vida, e solidariedade ao reconhecer as problemáticas como universais, sendo uma delas, um único oceano com diferentes características, que é influenciado pela ação humana e a influencia na mesma medida.
Por que criar uma década para esse assunto?
A ONU dispõe da capacidade de unir ações conjuntas entre países das mais próximas as mais distintas localidades, e capacidades de promover esses objetivos em seus respectivos países. A desigualdade geral, seja ela tecnológica, educacional ou estrutural reflete nas ações e nos resultados que cada país apresentará de acordo com suas limitações em recursos.
As parcerias buscam suprir as necessidades de ambos os lados envolvidos, e embasam a visão única de trabalho para atingir as metas propostas, sem abrir mão da individualidade nacional. Segundo dados coletados pela própria ONU “as capacidades globais em ciência oceânica são distribuídas de forma desigual.”
O mapa abaixo quantifica o número de publicações científicas sobre a ciência oceânica em cada país:
O que a década pretende alcançar?
Os principais objetivos são:
– Remover as fontes de poluição, identificando-as a partir de fiscalizações, estudos e projetos gerais necessários para atingir um oceano limpo.
– Proteger os ecossistemas marinhos, mapeando suas localizações para atingir um oceano saudável, funcionando sem interferências prejudiciais.
– Proteger os seres humanos de riscos marinhos.
– Tornar o oceano mais previsível, compreendendo melhor seu funcionamento e condições no presente e futuro.
– Tornar possível o acesso a tecnologias e conhecimentos oceânicos.
– Garantir a produção de alimentos e exploração sustentáveis.
Além disso, os benefícios contemplarão todas as partes interessadas. O sucesso dependerá do empenho de todos os envolvidos, ciência oceânica e meio tecnológico, política oceânica, negócios e indústria, doadores e investidores, sociedade civil e ONG’s, e nós público, que temos o poder de conjuntamente influenciar a cultura em que estamos inseridos com atitudes e reforço de ideias.
Sendo assim, o que podemos fazer para colaborar?
– Você pode participar do processo preparatório!
Pessoas interessadas podem enviar ideias ou participar de oficinas e reuniões de planejamento dedicadas à década.
– Acompanhe o assunto pelas redes sociais e apoie os profissionais da área:
Apoiar os profissionais e acadêmicos envolvidos nesse projeto é fundamental, para disseminar o conhecimento, ajudar a despertar interesse, reconhecer a importância, e entender os desdobramentos/como poderemos colaborar a partir das novas pesquisas.
– Junte-se à década:
Se a instituição ou área que você trabalha possui relação com o assunto, ou alguma pesquisa/iniciação científica pode colaborar de alguma forma, registre-se como parceiro em http://oceandecade.org/
No ano de 2021 será o lançamento oficial da década, aqui vai uma dica de perfil que você pode acompanhar para apoiar os profissionais da área!
https://www.oceanonaestrada.com/
Os eventos a seguir trarão parâmetros sobre a década, e os interessados em colaborar ou apenas se informar podem se inscrever neste link: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/eventos/