Hoje é dia 19 de abril, dia do índio, uma data muito importante, que deve ser celebrada e utilizada para refletir sobre a situação desses povos atualmente.
Primeiramente, vale lembrar que as populações indígenas são muito importantes, pois contribuem consideravelmente para a proteção de nossas florestas. Uma pesquisa do Núcleo Indígena do Ipam demonstrou a importância das grandes áreas de florestas protegidas pelos povos indígenas, para a manutenção da temperatura e do regime pluviométrico.
De acordo com essa pesquisa, no período de 2000 a 2014, a taxa de desmatamento nas terras indígenas foi de 2% e as áreas, ao redor, que não são protegidas, foi mais de 19%, relacionando a importância das áreas protegidas para a manutenção das grandes florestas. O estudo mostrou também que o desmatamento influenciou na frequência de secas anormais ocorridas na Amazônia. Entre 2000 e 2012, mais da metade do território indígena foi atingido direta ou indiretamente por essas anomalias, impactando na segurança alimentar desses povos e originando incêndios florestais.
Outro estudo publicado em 2015 pelo Ipam, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional – GIZ e a Funai, mostrou que o conjunto de terras indígenas cobre cerca de 110 milhões de hectares e agrega aproximadamente 30% do carbono florestal da região, aproximadamente 13 bilhões de toneladas de carbono.
Esses estudos recentes mostram ainda que uma Terra Indígena homologada reduz de 20 a 30 vezes a chance de ocorrer desmatamento, quando comparada com áreas em volta desses territórios.
Por meio dessas informações, conclui -se que a demarcação das terras indígenas (pela Constituição, o Estado tinha um prazo de cinco anos para demarcar as terras indígenas) além de ser um direito das populações indígenas, também é um modo de reduzir o desmatamento e mitigar novos impactos das mudanças climáticas, trazendo benefícios para todos.
Percebe -se que o rumo das políticas atuais pode jogar por terra décadas esforços no combate ao desmatamento e na luta por demarcação das terras indígenas. Não podemos deixar isso acontecer, temos que lutar por essas populações, pelos seus direitos, pelos direitos das florestas e do meio ambiente, para o bem estar de todos. Essa data é muito importante para pensarmos sobre isso.