EJEAmb – Consultoria Ambiental

Movimento Empresa Júnior

A Semana Global do Empreendedorismo 2019 será realizada entre os dias 18 a 24 de novembro com diversas atividades direcionadas ao tema empreendedorismo do futuro. Atualmente mais de 170 países participam desse movimento global que tem como objetivo exclusivo estimular a cultura empreendedora, por meio de palestras, oficinas, rodas de discussão e capacitações.

Compartilhando desse mesmo propósito empreendedor, no Brasil, existem mais de 900 empresas juniores presentes em 171 Instituições de Ensino Superior. Essas empresas são formadas por jovens empreendedores que buscam colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula através de projetos de alto impacto para a sociedade.

Participar de uma empresa júnior contribui no aperfeiçoamento de várias competências muito valorizadas no atual mercado de trabalho, sendo alguma delas, comunicação, gerenciamento de prazos, liderança, resolução de conflitos, responsabilidade, trabalho em equipe e visão crítica, ou seja, possuir essa experiência durante a graduação é um diferencial importante que enriquece o currículo na hora de procurar por um estágio ou por uma vaga efetiva depois de graduado.

A instância que representa as empresas juniores brasileiras é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Como forma de conectar e fortalecer as empresas juniores espalhadas por todo o território nacional, surge o Movimento Empresa Júnior brasileiro (MEJ) cujo propósito é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

O MEJ surgiu na França em 1967 e chegou ao Brasil apenas em 1988. Nos últimos três anos, houve um crescimento evidente do movimento. Em 2016, o número de empresas juniores confederadas era de 435, já em 2019 aumentou para 935. Um fator que teve influência na expansão do movimento foi a legislação da empresa júnior (Lei Federal 13.267) sancionada em 2016. Essa lei determina que os docentes especializados da área de atuação de cada empresa júnior ofereçam orientação na estruturação dos projetos, garantindo a qualidade dos serviços. A partir desse momento, as empresas juniores obtiveram maior auxílio da universidade o MEJ passou a ser visto com mais seriedade pela sociedade.

Qual o impacto do movimento na vida das pessoas e dos alunos? De um lado encontramos vários microempresários e empreendedores que possuem problemas que dificultam seu desempenho no mercado ou que querem iniciar um projeto agora, mas não possuem dinheiro suficiente para fazer um investimento. Por outro lado, temos um grande grupo de alunos que estão à disposição para realizar esses projetos em troca de conhecimento e experiência com o mercado. Por se tratar de alunos, a vontade de impactar, se empenhar e realmente fazer a diferença na vida dos clientes que chegam é ainda maior. Afinal, essa experiência é um passo para a formação de futuros profissionais mais completos e competentes.

A via de mão dupla existe no momento em que os problemas da sociedade são resolvidos pelas empresas juniores de uma maneira bem mais acessível, e a sociedade permite que seus problemas sejam resolvidos por alunos com muita vontade de entender na prática o mercado em que irão trabalhar.

Atualmente o movimento é formado por aproximadamente 20 mil empresárias e empresários juniores. Para conectar esses jovens de forma ainda mais efetiva e aumentar o impacto do movimento, foi criada uma rede envolvendo empresários juniores, núcleos, federações e o conselho da Brasil Júnior. Dessa forma, todas as camadas são consultadas em momentos decisivos resultando em um ambiente mais colaborativo e com maior representatividade dentro da rede.

Dentro do MEJ, a EJEAmb é uma das empresas juniores confederadas, participando da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) e do Núcleo São Carlos (NUSC). A federação é responsável por representar e dar suporte as empresas juniores de um estado, enquanto o núcleo é responsável por dar um suporte mais direto para as empresas juniores de uma região, oferecendo capacitações, fazendo visitas, organizando eventos e auxiliando no processo de fundação de novas empresas juniores.

A EJEAmb é uma empresa situada na Unesp de Rio Claro. Esse ano, a Unesp passou a ocupar a sétima posição no Ranking de Universidades empreendedoras, expressando um ótimo desempenho em âmbito nacional. Esse ranking é um estudo organizado pela Brasil Júnior baseado em seis indicadores que são considerados fundamentais para que uma instituição de ensino superior se torne referência no requisito empreendedorismo. Os indicadores são:

-Capital financeiro;

-Inovação;

-Extensão;

-Infraestrutura;

-Internacionalização;

-Cultura empreendedora.

Clique para ver o Ranking de Universidades Empreendedoras.

Para conhecer melhor a EJEAmb, confira nossos serviços especializados em consultoria ambiental acessando o nosso site ou através da nossa página no Facebook.

Abrir bate-papo
1
Peça seu orçamento!
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?