Em grande parte do estado de São Paulo podemos perceber que o regime pluvial está baixíssimo. Na região metropolitana, a chuva chegou somente nesta segunda – feira, dia 30, após 47 dias sem chuva significativas e 100 dias sem chuvas mais intensas.
Diante dessa situação, a capacidade de muitas represas reduziu drasticamente, como o Sistema Cantareira que está operando com cerca de 40% da sua capacidade. Tal fato é preocupante, visto que o Cantareira é o maior reservatório da região e atende mais de 7 milhões de pessoas.
MEDIDAS TOMADAS PARA UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE
Segundo a Sabesp, a própria companhia vem reduzindo a retirada de água ao longo dos meses do Cantareira para manter uma capacidade adequada, mesmo com a seca. No entanto, a população também precisa economizar água. Para que isso ocorra efetivamente, a própria prefeitura de São Paulo aprovou uma lei, neste sábado (28) que admite a multa de R$ 250,00 para quem lavar a calçada com água potável. A medida chegou também na Baixada Santista.
Com isso, percebe – se que precisamos manter hábitos de consumo consciente de água, através de medidas simples, como mostradas nesse artigo. Para o caso mencionado acima (lavagem de calçadas), um Sistema de Captação de Água da Chuva poderia ser muito útil para a utilização da água pluvial, evitando usar água potável. Muitas organizações oferecem esse serviço com ótima qualidade e preço acessível. Além disso é importante fechar as torneiras durante processos que não necessitam diretamente do uso de água e efetuar a lavagem de roupas somente quando a máquina estiver sua capacidade máxima.
Existem diversas outras formas de economizar água, temos um artigo que fala sobre várias maneiras de fazer isso!